Evento promovido pela Anpsinep aborda a situação Jovens Negros no Sistema Socioeducativo em Pernambuco

No mês em que é marcada a abolição da escravatura e da luta antimanicomial, temos uma pergunta: Quem são os sujeitos de direitos previstos nas legislações vigentes? Como estão os jovens negros em confito com a lei? O seminário temático Saúde mental e enfrentamento à violência racial no Sistema Socioeducativo de Pernambuco, que acontece no dia 31 de maio (terça-feira) no Plenário da OAB, a partir das 9h, abre as atividades do projeto Fortalecimento da rede de proteção e cuidado a jovens negros em conflito com a lei, a fim de refletir questões e pensar em ações em defesa da vida e dos sonhos de jovens negras e negros.

O seminário é realizado pela Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (Anpsinep) em parceria com o GAJOP, OAB-PE, ANEPE e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda. A atividade também contará com a parceria e participação da organização do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças e do Coletivo Mulheres Periféricas e LGBTQIA+. O evento é gratuito e aberto ao público.

O seminário é parte das atividades do projeto apoiado pela Fundação Tide Setubal, que será desenvolvido no Distrito Federal e Pernambuco, durante um ano, e terá como tema e objetivos principais, o enfrentamento ao racismo institucional e a formulação de metodologias de cuidado em saúde mental ancoradas na perspectiva antirracista. O projeto ainda prevê formação técnica e política destinada a servidoras/es que atuam na execução das medidas socioeducativas em meio aberto.

De acordo com o psicólogo, coordenador da Anpsinep e do projeto, Igo Ribeiro, "esta iniciativa buscará subsidiar o trabalho de especialistas que acompanham a execução de medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, reduzindo os índices de violência e adoecimento de jovens negros dentro do sistema".

Jesus Moura, psicóloga e coordenadora da Região NE da Anpsinep, reforça que “o projeto foca no cuidar da saúde mental de jovens negros em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. Com isso, pretende-se levar para dentro do sistema socioeducativo, a discussão sobre o racismo institucional e suas consequências a partir da oferta de qualificação profissional acerca da temática, com espaços para supervisão e intervenção junto aos jovens. Certamente é uma ação extremamente atual, necessária e urgente. O apoio da Tide Setubal e as parcerias locais - Comissão da Igualdade Racial da OAB-PE, GAJOP, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda e a ANEPE, fortalecem e oportunizam a execução do projeto”.

Para participação presencial no seminário, será necessária a realização de inscrição prévia neste link e a apresentação do passaporte de vacinação no dia do evento. Todas as atividades também serão transmitidas pelo canal oficial da OAB-PE no Youtube e pelas redes da Anpsinep.

SERVIÇO

Seminário Saúde mental e enfrentamento à violência racial no Sistema Socioeducativo no Distrito Federal
Data: 31 de maio (atividade presencial - vagas limitadas, seguindo as regras de segurança sanitária)
Local: Plenário da OAB (com transmissão online pelo canal da OAB-PE no Youtube)
Inscrições: Será necessária a realização de inscrição prévia neste link. As/os participantes do evento presencial deverão apresentar passaporte de vacinação no dia do evento.

Programação
9:00 Abertura: Como estão os jovens negros em conflito com a lei?

Convidades
Jesus Moura - ANPSINEP
Ceça Costa - ANPSINEP
Débora Gonçalves - OAB-PE
Paulo Roberto Souza Silva - Secretário do Desenvolvimento Social e DH
Romero Silva - GAJOP
Mauro Dele - ANEPE - Articulação Negra de Pernambuco

10:00 Painel 1: 10 anos do SINASE: desafios para responsabilização protetiva e enfrentamento ao racismo estrutural no sistema de justiça juvenil

Convidades
Erivan Luiz - GCASC, CASE
Aline Arroxelas - MPPE
Severino Souza - FUNASE/Sistema Socioeducativo (Recife)
Igo Ribeiro - ANPSINEP

14:00 Painel 2: Faces da violência racial contra jovens negros no sistema socioeducativo

Convidades
Flávia Clemente - UFPE
Eliel Silva - Projeto Projeto Oxé
Mariana Paes - GAJOP
Mediação: Lilian Alves - ANPSINEP/PE

16:00 Painel 3: Redes protetivas e de cuidado em saúde mental de jovens negros em conflito com a lei em Pernambuco

Convidades
Luigi Santos - CAPSi
Tonho das Olindas - Ruas e Praça/MNMMR
Fátima Oliveira - Supervisora CREAS Olinda
Mediação: Rhayssa Felipe - ANPSINEP/PE

Contato para informações:
Assessoria de Comunicação - (61) 98260-7540
saudementalnosocioeducativo@gmail.com